top of page

Tarefas de Aprendizagem 

As tarefas de aprendizagem estão representadas sob forma de círculos; são a estrutura básica do curso/disciplina, que é constituida por uma sequência de tarefas. As tarefas de aprendizagem idênticas, são agrupadas numa mesma classe de tarefas.

 

A equivalência entre cada tarefa de aprendizagem, é feita no sentido em que estas podem ser executadas com base no mesmo conjunto de conhecimentos, apesar de serem individuais e unicas, pois cada uma apresenta a sua dimensão, o contexto em que é executada, a forma como é apresentada e as suas próprias carateristicas.

 

 

Cada classe de tarefa é mais dificial do que as anteriores. Os estudantes recebem apoio e orientação para a execução das tarefa de aprendizagem, no entanto o apoio é maior na primeira tarefa, pois este vai diminuindo gradualmente à medida em que os estudantes vão aumentando as suas aptidões.

Resumo:


As tarefas de prendizagem devem ser do mesmo nível de dificuldade. Contudo, a ordem de apresentação de cada uma das tarefas, determina a quantidade de apoio disponível para o aluno. A primeira com muito e a última sem nenhum apoio. Essa ajuda é a porção do exercício que vem pronto.

A primeira tarefa é acompanhada por exemplo, por muitas respostas para X questões e a última é isenta de respostas.

 

Cada tarefa deve ser composta por um estado inicial, um estado final aceitável, a solução, e o processo para a solução generalizada. isto é, como resolver qualquer problema desse tipo.

 

O estado inicial representa uma situação inicial de um estudo de caso ou problema.

O estado final é a resposta do problema.

A solução é a sequência de operações que devem ser feitas partindo do estado inicial até alcançar o estado final.

No processo para a solução generalizada, e acordo com o nível de experiência dentro da aula, a tarefa pode exigir que o aluno formule um estado inicial dadas as outras partes, ou determine a sequência de passos dado um estado inicial e final.

bottom of page