top of page

Princípio multimédia das componentes:

Tarefas de aprendizagem

1º Princípio da Sequenciação: Sequenciar as tarefas da aprendizagem das mais simples para as mais complexas, em vez de as apresentar simultaneamente em toda a sua complexidade, tem um efeito positivo sobre a aprendizagem indutiva.

 

2º Princípio da Fidelidade: A sequenciação de tarefas de aprendizagem, de forma a serem primeiro executadas num ambiente que não tente reproduzir as condições da vida real e só depois em ambientes semelhantes ao ambiente real. Tem um efeito positivo sobre a aprendizagem indutiva. 

 

3º Princípio da variabilidade: A organização das tarefas de aprendizagem de forma a que se distingam umas das outras em dimensões que também são diferentes na vida real tem um efeito positivo sobre a apredizagem indutiva.

 

4º Princípio da individualização: A adaptação da dificuldade e da quantidade do material de apoio às tarefas  de aprendizagem ao nível das competências de cada aluno tem um efeito positivo sobre a aprendizagem indutiva.

 

5º Princípio das "rodas de apoio": Sequenciar as tarefas de aprendizagem de forma a que o desempenho dos alunos comece por ser restrito, e diminuindo posteriormente esses constrangimentos de forma gradual até à sua eliminação integral, tem um efeito positivo sobre a aprendizagem indutiva.

 

6º Princípio da estratégia de conclusão: A sequenciação das tarefas de aprendizagem a partir de exemplos resolvidos que os alunos têm de estudar, utilizando tarefas de conclusão com soluções incompletas que têm de ser finalizadas até problemas convencionais que têm de ser resolvidos, tem um efeito positivo sobre a aprendizagm indutiva.

 

Informação de apoio


7º Princípio da redundância: A substituição de várias fontes de informação auto-limitadas (podem ser entendidas por si próprias) por fonte de informação tem um efeito positivo sobre a aprendizagem elaborativa.

 

 

8º Princípio da Auto-Explicação: Levar a que sejam os alunos a explicarem a si próprios as novas informações pedindo-lhes, por exemplo, que identifiquem os princípios subjacentes, tem um efeito positivo sobre a aprendizagem elaborativa e a transferência.

 

9º Princípio do Ritmo Próprio: Permitir que sejam os alunos a controlar o ritmo da isntrução, que pode assumir a forma de uma informação transitória (por exemplo, uma animação ou um vídeo), tem um efeito positivo sobre a aprendizagem elaborativa e a transferência.

Informação Processual


10º Princípio da Atenção Dividida no Tempo: A apresentação simultânea de várias fontes de informação (por exemplo, imagens e texto com referências mútuas) em vez da sua apresentação individual tem um efeito positivo sobre a compilação e a transferência de conhecimentos.

 

 

11º Princípio da Atenção Dividida no Espaço: A substituição de várias fontes de informação (frequentemente imagens acompanhadas de texto) por uma fonte de informação única e integrada tem um efeito positivo sobre a compilação e a transferência de conhecimentos.

 

12º Princípio da Sinalização: Centrar a atenção dos alunos nos aspectos essenciais das tarefas de aprendizagem ou da informação apresentada reduz a busca visual e tem um efeito positivo sobre a compilação e a transferência de conhecimentos.

 

 

13º Princípio da Modalidade: A substituição de um texto escrito explicativo e de outra fonte de informação visual, como por exemplo um diagrama (unimodal) por um texto explicativo oral e uma fonte de informação visual (multimodal) tem um efeito positivo sobre a aprendizagem elaborativa e a transferência.

Prática nas tarefas


14º Princípio da Fluência de Componentes: O treino dos aspectos de rotina ou dos componentes consistentes de uma tarefa até ser atingido um nível muito elevado de automaticidade, a par do treino da tarefa no seu todo, tem um efeito positivo sobre a aprendizagem (em particular, sobre a consolidação) e sobre a transferência da tarefa considerada no seu todo.

bottom of page