top of page

O Modelo 4C-ID

“4C” – 4 Componentes

“ID” – Instructional Design

 

O modelo de Design Educacional de Quatro Componentes foi criado por Van Merriënboer e outros (van Merriënboer, 1997; van Merriënboer, Clark & de Crook, 2002; van Merriënboer, Jelsman & Paas, 1992; van Merriënboer, Kirschner & Kester, 2003).

 

Este modelo é caraterizado pelas suas quatro componentes, que se apresentam segundo a dificuldade da tarefa e cada tarefa proporciona um elo de ligação que se vai amortificando consoante a progressão do aluno.

 

Assim, as quatro componentes são:

  1. Tarefas de Aprendizagem

  2. Informação de Apoio

  3. Informação Processual

  4. Prática nas Tarefas

 

 

 

Este modelo aborda a questão de como ensinar habilidades complexas, que pode ser aplicada a problemas reais. No fundo, considera-se que as situações de aprendizagem baseadas em tarefas da vida real são a força motriz da aprendizagem e, consequentemente, o principal componente de um ambiente de aprendizagem complexa correctamente concebido (Merriënboer & Kester, 2009).

 

O 4C/ID pressupõe:

 - Todos os conhecimentos humanos estão armazenados em esquemas cognitivos

- Arquitectura cognitiva reconhecida (psicologia) e sustentada (vasta literura)

 

Arquitetura Cognitiva:

- Capacidade da memória de trabalho limitada quanto a informações novas

- Capacidade da memória a longo prazo ilimitada (com esquemas cognitivos ricos)

 

Assim, “os processos de aprendizagem podem estar relacionados com a construção de esquemas, incluindo formação de novos esquemas e o aperfeiçoamneto dos esquemas existentes, ou com a automatização dos esquemas” (Miranda, 2009).

 

A aprendizagem significativa resulta da construção e da automatização de esquemas. Ou seja, os primeiros esquemas cognitivos surge aquando da realização das tarefas com a informação de apoio. Por sua vez, a consulta da informação processual e a repetição de alguns aspectos de tarefas diárias e a prática nas tarefas constroem a parte da automatização.

 

Podemos compreender melhor o funcionamento das componentes no separador para esse destino.

bottom of page