top of page

Têm sido muitos os contributos da teoria cognitiva que têm vindo a ser incorporados nas teorias educacionais, resultando deste processo linhas orientadoras úteis para o desenho de mensagens educacionais.

 

Por outro lado, o caminho díficil tem sido fazer uso destas linhas de modo a serem aplicadas num ambiente de aprendizagem complexo. (objectivo: atingir objectivos de aprendizagem integrados com recurso a meior educacionais tradicionais e novos) (Merriënboer & Kester, 2009).

 

“Para que existam avanços no científicos no campo da aprendizagem multimédia, devemos estudar não só a forma como os bons «velhos» princípios da aprendizagem determinam o desenho de artefactos, mas também a forma  como os princípios implícitos no design de artefactos tecnologicamente avançados determina o que as pessoas aprendem”

(Merriënboer & Kester, 2009. p.317)

A sua opinião

Success! Message received.

Comentários:

 

José Feitor: Olá O site que desenvolveram é bastante «limpo», o que permite focar a nossa atenção nos aspetos mais importantes do modelo e, partindo daqui, avançar no conhecimento e na aplicação dos princípios à nossa prática. Penso que poderiam ter colocado uma maior fonte de informação, com locais onde se pode ir buscar mais informação sobre o modelo teórico e a investigação que tem sido feita neste campo. Muito obrigado pela apresentação: foram muito explícitas e claras no discurso, simples e sintéticas. Bom trabalho! José Carlos Feito

 

Susana Araujo:Gostei bastante do fato de falarem à vontade (sem nervosismo) uma vez que, fez com que o diálogo e posteriormente, o nosso entendimento do tema tenha sido mais fácil e eficaz. O design do vosso site está bastante apelativo e interativo. Embora não tenha lido o texto, fiquei com a ideia de que conseguiram sintetizar bem a informação, dando-nos uma pequena noção geral acerca de todos os tópicos. Foi uma apresentação leve, bem conseguida e apelativa. A vossa atividade é para mim pertinente, uma vez que existem vários princípios, e esta poderá fazer com que, ganhemos uma maior profundidade acerca do tema. Obrigado e bom trabalho :)

 

Paula Silva: Olá colegas! Gostei bastante da organização e estrutura do vosso site. O facto de terem escolhido esta forma de apresentação diferenciou-se daquilo que já temos visto e melhor do que ter sido diferente, foi ter sido eficaz. Aprende-se muito melhor desta forma e vocês conseguiram deste modo permitir que consigamos numa outra altura voltar a ter acesso à informação, o que muitas vezes com outras ferramentas não é possível. Bom trabalho meninas!

 

Marisa Temporão: Colegas, acho que conseguiram sintetizar muito bem as ideias principais deste modelo e apresentaram com bastante segurança. Continuação de um bom trabalho.

 

Marco Gomes: Ola colegas! Relativamente a vossa a apresentação, penso que foi muito original e bastante apelativa o que cativou a atenção de todos. Reforço ainda que foi bastante útil termos acesso ao site enquanto vocês apresentavam. Outro aspecto que penso relevante referir é a transmissão dos conteúdos, foi clara e bem conseguida permitindo uma aprendizagem clara. Ao mesmo tempo notou-se a boa capacidade de comunicação que tiveram, novamente, foram claras e conseguiram complementar-se uma a outra. Por fim, penso que também é importante referir a pertinência da actividade para recapitular o aprendido e por em prática o mesmo. Parabéns, foi uma boa apresentação!

 

Cátia Cunha: meçando pela vossa apresentação gostei bastante do domínio que tinham acerca dos conteúdos e da maneira como conseguiram compreender e passar isso para nós, enquanto turma. Relativamente à forma como organizaram a apresentação, o site aparece-nos bastante sintetizado e limpo, e gostei bastante da maneira original como explicaram o esquema. Continuação de bom trabalho! 

bottom of page